quarta-feira, 23 de maio de 2012

O buraco no muro: uma abertura para a cybercultura?!

Ao apreciarmos e analisarmos o vídeo "O Buraco no muro" abre-se um leque de assuntos que podem ser refletidos. Destacamos a importância de despertar em cada indivíduo o desejo de utilizar as novas tecnologias e de iniciativas privadas ou de outras esferas além da governamental, que propiciem essas oportunidades.
Essa experiência feita na índia mostra, que por mais que os indivíduos tenham culturas diferentes, estas não o impedem, nem os tornam desqualificados para se apropriarem dessas novas ferramentas tecnológicas. Contudo, assim como na sala de aula, é fundamental que não apenas simplesmente disponibilizem o uso da internet ou de outros meios, torna-se necessário que se oriente e que encaminhe os indivíduos por vias seguras, para um uso qualitativo dessas ferramentas.

http://www.youtube.com/watch?v=Xx8vCy9eloE

Um comentário:

  1. O documentário O buraco no muro, nos mostra como uma sociedade em que metade de 1 bilhão de habitantes, é analfabeta, vive em estado precário de verdadeiro abandono social, não há rede de esgoto e limpeza, pode se render à tecnologia. Crianças sem nenhum tipo de contato com um computador, de repente através de um pequeno computador localizado do lado de fora da empresa que ele pertence. As crianças em pouco tempo se familiarizaram com a linguagem da informática, e navegaram na internet. Essa experiencia pode favorecer algumas crianças que não tinham ou não se sentiam motivadas ao estudo. A informática abre campo para outras linguagens e formas de comunicação que são bem peculiares, ela ao mesmo tempo que é virtual, aproxima e favorece que pessoas que nunca saíram de seus bairros, possam com um clique acessar uma outra cultura, conhecer o que esta acontecendo em outros lugares, outros países, etc.

    ResponderExcluir