Hoje em dia, muito se fala na importância da tecnologia, da internet, das pessoas estarem conectadas e inseridas no mundo virtual mas, até onde essa inserção é saudável?
Muito se falou neste blog, sobre como os educadores devem usar das novas tecnologias a seu favor, propor atividades aos alunos onde eles possam usufruir e se beneficiar de toda essa cybercultura que os cerca, contudo, o uso dessas ferramentas deve ser planejado com muita cautela e deve ser claro e pontual o objetivo do professor para tais atividades.
Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais inseridas no meio virtual, cabe também ao professor, proporcionar debates sobre os pontos positivos e os pontos negativos dessa cybercultura.
Quantas vezes um professor está a frente da turma, dando sua aula, e percebe um aluno ou vários alunos, manuseando seus celulares, navegando na internet sem dar nenhuma atenção ao conteúdo que está sendo estudado?
Quantos professores propõem atividades de pesquisa em casa para o final de semana e, na segunda-feira, recebem uma impressão "Ctrl+C Ctrl+V" do google?
Atividades em grupo então, são as mais complicadas. Os alunos combinam pelo face o que cada um fará, fazem um trabalho "quebra-cabeça" todo dividido em partes e chega na hora da apresentação, cada um mostra sua pesquisa, defende a sua parte (a única que sabe) e o trabalho que era pra ser em grupo, com a finalidade de todos aprenderem em conjunto, torna-se deficiente.
Visto isso, não quero ir contra tudo o que foi divulgado até aqui, mas, quero propor, pedir e dividir a ideia de que nossos amigos educadores que leem este blog e que atuam em salas de aula, antes de ratificarem o uso das novas tecnologia, que também estimulem e propiciem o diálogo, o olho no olho, o ouvir e perceber o outro, o respeito e a vida em conjunto, em turma.
Se liguem neste vídeo...
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=4zY6vwOe2p0
Leia mais em...
http://arquitetodafelicidade.com.br/2012/03/06/vivendo-a-conectividade/
Concordamos plenamente com o desabafo feito no texto acima, pois o mundo hoje gira em torno da tecnologia e as pessoas esquecem da essência do aprender e interagir entre pessoas, ou seja o corpo a corpo mesmo. A tecnologia acaba deixando as pessoas cada vez mais isoladas umas das outras.
ResponderExcluirCabe ao professor desenvolver técnicas para resgatar esse hábito de pensar junto e resolver junto, e desmisticar de uma vez por todas que todo conhecimento é encontrado na rede, pois temos muito a aprender uns com outros.
Bárbara, Edilene, Ana Lucia e Deborah (grupo 05)
http://www.facebook.com/edilene.deborah
Quero destacar aqui esse trecho exposto no texto: "Quantas vezes um professor está a frente da turma, dando sua aula, e percebe um aluno ou vários alunos, manuseando seus celulares, navegando na internet sem dar nenhuma atenção ao conteúdo que está sendo estudado?"
ResponderExcluirEssa é, talvez, uma das grandes crises, se é que podemos chamar assim, que a escola está enfrentando na atualidade. Como lhe dar com a tecnologia, algo intrínseco na cultura de nossos alunos, a favor da educação. Não encontrar essa resposta da forma adequada a favorecer nossa educação, significa colocar a escola ao risco da falência! É uma grande reflexão para nossos cursos de formação de professores.